domingo, 5 de julho de 2009

SBCM 2009 - Última Chamada

ÚLTIMA CHAMADA DE ARTIGOS E PÔSTERES

12º Simpósio Brasileiro de Computação Musical - SBCM 2009
2009 set 7-9
Porto Digital, Recife, PE - Brasil

http://compmus.ime.usp.br/sbcm/2009/

O Simpósio

O SBCM - Simpósio Brasileiro de Computação Musical é um evento bianual com reconhecimento internacional no campo da computação musical, organizado pelo NUCOM, a Comissão Especial em Computação Musical da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Esta 12ª edição será realizada de 7 a 9 de Setembro de 2009, em Recife, capital do estado de Pernambuco, na bela costa nordestina brasileira, e é especialmente dedicada a abordar o implacável universo de novos paradigmas para se fazer música com computadores e eletrônicos, trazendo suas essências e suas tendências.

Pesquisadores, cientistas, compositores, educadores, fabricantes, e todos os envolvidos com a interação entre música e tecnologia estão convidados a apresentar trabalhos.

Durante o simpósio haverá palestras por renomados pesquisadores, apresentações de artigos técnicos e musicais, painéis de discussão e concertos. O programa incluirá, entre outros, uma palestra por Miller Puckette (Universidade da Califórnia, San Diego), autor do ambiente de programação gráfica Pure Data (Pd), um tutorial sobre modelos matemáticos em Teoria Musical (Análise e Composição) auxiliada por computador oferecido pelo IRCAM, e uma palestra pelo compositor Daniel Teruggi, diretor do Grupo de Pesquisas Musicais do INA (Institut National De L'Audiovisuel, Paris).

Temos o prazer de informar que uma seleção dos melhores artigos apresentados no SBCM 2009 serão convidados a submeter uma versão estendida para uma Edição Especial do Journal of New Music Research. As obras musicais selecionadas serão publicadas com o apoio da EMF (Electronic Music Foundation). A comissão de programa também dará um prêmio para o melhor artigo estudantil apresentado no SBCM. Será elegível qualquer artigo tendo um estudante como autor principal. Dois prêmios serão dados: um para o melhor artigo técnico e outro para o melhor artigo de música. Um dos prêmios será uma assinatura anual do Fórum IRCAM de software.

Datas importantes

10 julho Submissão de artigos e pôsteres
02 agosto Notificação de aceitação
07 agosto Versão final de artigos e pôsteres

Tópicos de Interesse

Os tópicos a serem cobertos incluem, mas não estão limitados a:

- Acústica, Difusão, Sonorização
- Inteligência Artificial
- Vida Artificial e Sistemas Musicais Evolucionários
- Projeto de hardware para áudio
- Análise Musical Auxiliada por Computador
- Educação Musical Auxiliada por Computador
- Musicologia Auxiliada por Computador
- Processamento Digital de Som
- Sistemas e Serviços de Música Digital
- Música Distribuída
- Internet e Aplicações Web
- Movimento e Gesto em Música Computacional
- Sistemas Multimídia e Aplicações
- Emoção e Comunicação em Música
- Formatos, Estruturas de Dados e Representação Musical
- Recuperação de Informação Musical
- Gerenciamento de Música
- Notação Musical, Impressão e Reconhecimento óptico
- Percepção Musical e Cognição
- Psicoacústica e Modelagem Cognitiva
- Qualidade de Serviço para Áudio
- Sistemas Interativos de Tempo Real
- Sistemas de Software e Linguagens para Composição
- Análise e Síntese de Som

Instruções para Submissões

Os trabalhos devem ser apresentados em formato PDF através do sistema on-line de submissões JEMS (https://submissoes.sbc.org.br). Artigos em Espanhol, Português e Inglês são bem-vindos.

Trabalhos técnicos, de até 12 páginas, devem apresentar investigação científica com contribuições originais. Artigos musicais, de até 12 páginas, devem descrever as experiências e resultados do uso de ferramentas computacionais para se produzir música (ver critérios de seleção de artigos musicais no website do simpósio). Resumos estendidos de pôsteres, de até 4 páginas, devem expor trabalhos de pesquisa em andamento.

Será possível enviar até 2 (dois) exemplos musicais acompanhando a submissão de um artigo musical, em arquivo(s) de áudio comprimido(s) nos seguintes formatos: aac, mp3 ou wma. Cada arquivo poderá ter no máximo 1MB. Para enviar, escolha a opção para submissão de exemplo musical no sistema JEMS. Após enviar o(s) arquivo(s), deve-se encaminhar um e-mail para "sbcm2009@gmail.com" informando o título do material, o(s) autor(es), o formato de áudio escolhido, e eventuais observações que julgar necessário.

Favor observar atentamente as instruções contidas nos modelos de publicações. Trabalhos que não cumpram os requisitos não poderão ser publicados. Obtenha os arquivos modelos para a preparação de manuscritos de acordo com as diretrizes da SBC em http://gsd.ime.usp.br/sbcm/2007/templates.

Para que o artigo seja publicado, é necessário que pelo menos um autor se registre no simpósio até 3 de agosto, 2009.


Comissão Organizadora

Coordenadores gerais: Regis Rossi A. Faria (LSI - Universidade de São Paulo) e Marcelo Queiroz (IME - Universidade de São Paulo)

Coordenadores locais: Geber Ramalho (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco) e Giordano Cabral (UFPE - Universidade Federal de Pernambuco)

Coordenador de Artigos Técnicos: Marcelo S. Pimenta (UFRGS - Universidade Federal do
Rio Grande do Sul)

Coordenador de Artigos Musicais: Damián Keller (UFAC - Universidade Federal do Acre)


Comitê de Programa Técnico

Adolfo Maia Jr. (UNICAMP, Brasil)
Aluizio Arcela (UnB, Brasil)
Álvaro Barbosa (Universidade Católica Portuguesa, Portugal)
Andrew Horner (The Hong Kong University of Science & Technology, Hong Kong)
Chris Chafe (Stanford University, EUA)
Eduardo Miranda (University of Plymouth, Reino Unido)
Emilios Cambouropoulous (Aristotle University of Thessaloniki, Grécia)
Evandro Miletto (UFRGS, Brasil)
Fabien Gouyon (INESC – Porto, Portugal)
Fabio Kon (USP, Brasil)
Flávio Soares Corrêa da Silva (USP, Brasil)
François Pachet (Sony Computer Science Laboratory, França)
Geber Ramalho (UFPE, Brasil)
Gianpaolo Evangelista (Linköpings Universitet, Suécia)
Giordano Cabral (Université Paris 6, França)
Hugo de Paula (PUC-MG, Brasil)
Ian Whalley (University of Waikato, Nova Zelândia )
Jean-Pierre Briot (CNRS - Université Paris 6, França)
Jonatas Manzolli (UNICAMP, Brasil)
Lelio Camilleri (University of Bologna, Itália)
Luis Jure (Universidad de la República, Uruguai)
Marcelo Soares Pimenta (UFRGS, Brasil) - Coordenador de Artigos Técnicos
Marcelo Queiroz (USP, Brasil)
Marcelo Wanderley (McGill University, Canadá)
Marcio Brandao (UnB, Brasil)
Mikhail Malt (IRCAM, França)
Oscar Di Liscia (Universidad Nacional de Quilmes, Argentina)
Palle Dahlstedt (Göteborg University/Chalmers University of Technology, Suécia)
Peter Beyls (Hogeschool Gent, Bélgica)
Petri Toiviainen (University of Jyvaskyla, Finlândia)
Regis R. A. Faria (USP, Brasil)
Roger Dannenberg (Carnegie Mellon University, EUA)
Rosa Viccari (UFRGS, Brasil)
Sever Tipei (University of Illinois School of Music, EUA)
Victor Lazzarini (National University of Ireland, Irlanda)

Comitê de Programa Musical

Adina Izarra (Universidad Simón Bolívar, Venezuela)
Alejandro Viñao (Inglaterra)
Catalina Peralta Cáceres (Universidad de los Andes, Colombia)
Damián Keller (UFAC - Universidade Federal do Acre) - Coordenador de Artigos Musicais
Daniel Teruggi (GRM, Institut National de l'Audiovisuel, França)
Didier Guigue (Universidade Federal da Paraíba)
Fernando Iazzetta (Universidade de São Paulo, São Paulo)
Fernando Lopez-Lezcano (Center for Computer Research in Music and
Acoustics, Stanford University, EUA)
Javier Alvarez (Conservatorio de las Rosas, México)
Rodolfo Coelho de Souza (Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto)

Apoio

EMF - Electronic Music Foundation
IRCAM - Institut de Recherche et Coordination Acoustique/Musique
CDTL - Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Livres (Recife/Brasil)

Mais Informações

Para mais informações e para acessar a programação técnica e musical, visite a página do simpósio em http://compmus.ime.usp.br/sbcm/2009/. Para questões acerca de submissões, relativas à organização local, ou outras informações, entrar em contato com o comitê de organização através do e-mail sbcm2009 at gmail.com.

Nenhum comentário: