quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Introdução a Java Sound



Este é o primeiro de uma série de posts que serão feitos sobre a API Java Sound.

Java Sound é uma API de baixo nível utilizada para controlar a entrada e saída de som de um computador.  Tais sons podem ser tanto sinais de áudio amostrados quanto eventos MIDI (Musical Instrument Digital Interface).

Esta API possui basicamente as seguintes utilizações:
  • Frameworks de comunicação (conferência e telefonia)
  • Media players
  • Programas interativos, jogos, web com conteúdo dinâmico
  • Criação e edição de conteúdo (composição musical, por exemplo)
  • Ferramentas, toolkits e outras utilidades
Java Sound não inclui editores ou ferramentas gráficas para a sua utilização, mas provê o ferramental necessário para a construção destes programas. Como já foi dito anteriormente, esta API tem por objetivo realizar o controle de baixo nível das operações de áudio de uma máquina.

Existem outras APIs que também contém elementos relacionados ao som. A JMF - Java Media Framework - é uma API que, ao contrário da API Java Sound, é de alto nível. É uma extensão padrão da plataforma Java composta por uma arquitetura unificada, protocolo de mensagens e interface de programação para a captura e execução de mídia com base no tempo (time-based). A JMF permite a sincronização de tipos de mídias diferentes, tais como áudio e vídeo.

Os pacotes principais da API Java Sound são:
  • javax.sound.sampled: este pacote especifica interfaces para captura, mixagem e playback de áudio digital amostrado
  • javax.sound.midi: provê interfaces para síntese MIDI, sequencer e transporte de eventos
  • javax.sound.sampled.spi e javax.sound.midi.spi: permite que provedores de serviços (services providers) criem componentes de software customizados que extendem as capacidades de uma implementação da API Java Sound.

A priori, é isso. Até mais!

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